Os cães são parte da nossa família e são os nossos melhores amigos. Como retribuição, o nosso papel fundamental enquanto donos é o de saber identificar prontamente os sinais que os patudos nos dão de quando algo está errado. Os cães só nos têm a nós para os auxiliar e quando algo não está bem com eles, a única forma que têm para demonstrar é através dos seus comportamentos. Saiba identificar quando poderá ter um cão com dores.
10 Sinais de que o seu cão está com dores
Conheça os 10 principais e mais frequentes sinais que os cães mostram quando estão doentes:
#1 Afastam-se dos donos
Os cães ficam antissociais, param de procurar os donos, evitam contacto e, em alguns casos, tornam-se agressivos quando se tentam aproximar deles.
#2 Mudanças na alimentação e no sono
Quando estão com dores costumam dormir mais do que o normal. Os cães ficam deitados e parados na tentativa de se curarem. Por vezes, pode até ser difícil para eles mexeram-se com tantas dores e não conseguem brincar como antes. Perdem o apetite e têm dificuldade em comer.
#3 Sons de dor
Quando os cães estão com dores, tendem a rosnar, uivar e a choramingar mais. Tentam chamar a atenção dos donos de várias formas. Se o seu cão começou a uivar mais do que o normal, verifique se está tudo bem com o patudo.
#4 Limpeza excessiva
Se o seu cão lambe constantemente as patas é provável que esteja a tentar acalmar-se. Quando os cães se magoam, o primeiro instinto é lamber e tratar da ferida, no entanto, a ferida pode ser interna e, nestes casos, também lambem as patas.
#5 Alteração na respiração
Os cães começam a respirar de uma forma ofegante sem que se tenham exercitado. Uma respiração mais curta e superficial é um sinal preocupante a que deve estar atento e reagir rápido.
#6 Alteração na mobilidade
Mobilidade rígida e manqueira. São dos sinais mais óbvios de dor em cães e provavelmente resultado de lesões, dor nas patas ou até mesmo artrites. Observe se o seu cão tem dificuldade para subir e descer, se está com um movimento mais lento ao levantar-se ou se levanta umas das patas ao caminhar.
#7 Desconfortável
Outro sinal muito frequente é: quando o cão se movimenta de um lado para o outro repetidamente para encontrar uma posição para conseguir dormir confortável. Se o seu cão está a dormir menos que o normal é também um sinal de que algo não está bem.
#8 Mudanças no corpo e postura
Quando os cães estão com dores, têm um postura rígida e curvada, metendo cauda entre as patas. Fazem isto para conseguirem alongar e se sentirem mais confortáveis.
#9 Tremores
São vários os fatores que podem causar tremores nos cães, mas o mais frequente é serem causados por intoxicações alimentares, como terem consumido chocolate ou outra substância à qual são intolerantes.
#10 Mudanças nos olhos
Os cães com dor nos olhos normalmente acabam por os apertar e, além disso, as pupilas ficam menores. Quando os cães têm dores noutras partes do corpo, as pupilas costumam ficar maiores, mais dilatadas.
E o que os donos podem fazer para ajudar?
Leve o seu cão a um médico veterinário e, enquanto o cão está a recuperar, respeite o espaço e o tempo que for necessário. Não promova atividade física, mantenha o ambiente silencioso e arranje-lhe uma cama bem macia para que se sinta reconfortado e sem stresses.
Certifique-se que o seu cão recebe a medicação necessária, prescrita pelo médico veterinário e fique sempre atento às reações do patudo.
Outros artigos do blog
O que os cães sabem sobre os donos?
Os cães sabem coisas sobre os donos que os próprios...
Saber maisComo viajar de carro com o cão?
Viajar de carro com o cão pode não ser uma...
Saber maisDicas para levar o cão à praia
Com o verão à porta, decidimos eleger algumas dicas para...
Saber maisCuidados a ter com o cão no verão
Os meses mais quentes do ano podem ser desafiadores para...
Saber mais