O meu cão não para de roer! O que faço?

Reading Time: 3 min
Cão que gosta de roer, cães que roem, impedir que o cão roa

São muitas as famílias que acolhem um cão e que acabam por ver os seus pertences roídos pelo novo membro da família. Os cães, especialmente em crianças, têm uma necessidade natural de roerem, mas porquê? Descubra neste post as causas e também como impedir que o cão roa as suas coisas.

Causas de os cães roerem

São vários os motivos para os cães roerem e entre eles temos:

1. Dentes a nascer

Esta é uma das razões mais frequentes para os cães roerem quando são crianças. Com a mudança da dentição, que normalmente tem uma duração de 3 meses, os cães sentem comichão na gengiva, dores ou até sentem a necessidade de tirar um dente de leite. A forma de satisfazerem o mal-estar é levando à boca os primeiros objetos que encontram à frente.

2. Não têm brinquedos próprios e adequados para roer

Para além dos brinquedos caninos ajudarem na prevenção de formação de tártaro e de contribuírem para a saúde da gengiva, estes ajudam o cão a combater problemas que sintam na boca e até o tédio que possam estar a sentir. Existem vários brinquedos, das mais variadas formas e feitios, adequados para cada raça de cão, pelo que deve procurar o mais indicado para o seu amigo de 4 patas.

3. Gastam pouca energia e ficam entediados

Nos casos em que os cães ficam muito tempo em casa, sozinhos ou até parados, estes acabam por ficar aborrecidos, procurando por formas de se divertirem. Roer objetos é uma das formas que encontram, pelo que é muito importante que o cão gaste energias diariamente para combater o tédio e a solidão.

4. Medo

Quando os cães estão com medo tendem a roer os objetos para aliviarem a sua inquietação e ficarem mais relaxados. São várias as situações que os cães ficam com medo, nomeadamente com trovoada, quando os donos gritam, com fogos de artificio, alarmes, etc. Torne o ambiente que o seu cão vive mais relaxado e ajude o seu patudo a distrair-se.

5. Raça

Algumas raças de cães são muito energéticas e por isso têm muita energia para gastar. A tendência para roerem é grande, tanto quando são crianças como quando são adultos. Logo, uma boa caminhada ou correria é um fator muito importante para fazer com que o cão gaste energias e para que não sinta a necessidade de roer tudo à sua volta.

Raças com o hábito de roer:

-Labrador Retriever
-Golden Retriever
-Pastor de Shetland
-Beagle
-Jack Russell Terrier
-Pit Bull

6. Ansiedade

Uma das formas que os cães encontram para combater a ansiedade é roendo objetos. Estando nervosos, os cães gastam energias a roer, ficando assim mais relaxados. São vários os motivos para a ansiedade nos cães, como por exemplo: mudar de casa, conviver com pessoas diferentes, trovoada, etc.

Apesar de este ser um problema frequente e de fácil resolução, a maior parte dos donos opta por isolar o cão, colocando-o fora de casa. Esta não é, sem dúvida, a forma correta de resolver o vício do patudo.

Como impedir que o cão roa

A forma de impedir que o seu cão roa varia da causa que o faz roer, mas, de uma forma geral, levar o seu cão a fazer exercício, gastando energias, é um bom começo. Passeie o seu cão, brinque com ele e dê-lhe brinquedos apropriados à sua idade e dentição. Não deixe o seu patudo sozinho e sem atenção por muito tempo.

Não deixe à disposição do cão meias, sapatos, chinelos, cabos elétricos, produtos e plantas tóxicas, ou outros objetos pessoais. Mantenha-os fora do alcance do animal.

O bem-estar dos cães depende, na maioria das vezes, dos donos.