É muito comum ouvir os cães bebés a ladrar com frequência, uma vez que quando estão em fase de crescimento estão a começar a conhecer-se a eles próprios e ao mundo que os rodeiam, assim como também é uma forma de chamar a atenção do dono.
É através do ladrar que os cães expressam os seus sentimentos e emoções, contudo, quando se torna num vício aparente, pode trazer consigo um conjunto de situações menos boas para a vida do dono, nomeadamente conflitos com vizinhos.
Através de algumas técnicas poderá reduzir a frequência com que o seu cão ladra, ensinando-o quando deve e quando não deve ladrar. Fique a conhecer as técnicas!
Os 5 principais motivos para o cão ladrar:
-Chamar a atenção do dono;
-Felicidade e excitação;
-Medo e ansiedade;
-Dar sinais de alerta;
-Aborrecimento.
Como ensinar o seu cão a ladrar menos:
1. Não grite
O objetivo é educar e se gritar vai apenas assustar o cão. Mantenha-se calmo e transmita essa calma ao animal.
2. Explore todas as causas
Confirme os possíveis motivos para o seu cão estar a ladrar e elimine-os o máximo que conseguir. O patudo pode ladrar porque tem fome ou até por querer fazer as necessidades.
3. Exercício Físico
Faça com que o seu cão corra e gaste energias, de forma a combater o aborrecimento e a promover um estado de calma.
4. Brinquedos
Para além do exercício físico, dar ao seu cão brinquedos para se entretar é uma ajuda que permite ao animal combater a depressão. Não deixe o seu patudo muito tempo sozinho, especialmente sem ter com que divertir.
5. Eduque
Tente ensinar o seu cão quando deve ladrar e quando não deve. Use reforços positivos como forma de presente, como guloseimas por exemplo. Peça com calma para que pare de ladrar e recompense-o quando o fizer.
Quando consultar ajuda profissional
Antes de procurar um profissional de treino canino, deve garantir que o seu cão não tem nenhum problema de saúde. Recomendamos que visite o médico veterinário para garantir que não existem problemas graves que estejam a incomodar o seu cão, fazendo-o ladrar com frequência.
Depois de confirmar que está tudo bem, procure por um treinador de comportamento canino para lhe ajudar a controlar os latidos do seu animal. Use coleiras anti latido só quando for recomendado pelo treinador, uma vez que são desconfortáveis e podem incomodar o animal por algumas horas. Oprimir o seu cão do seu comportamento natural só o vai fazer ficar triste e desanimado.
Em qualquer das situações, mantenha a calma e não bata no cão. O ladito com frequência é um problema com resolução, mas para isso o dono terá de ter muito paciência e despender algum tempo a ensinar o animal.