Como acalmar o cão com medo dos fogos de artifício?

Reading Time: 3 min
Cão com medo dos fogos de artifício, fogo de artifício cão

As épocas festivas são sempre alturas muito complicadas para os cães e, quem tiver um, sabe muito bem do que estamos a falar. Os cães não suportam o barulho dos fogos de artifício e ficam com medo, ansiedade, nervosismo e, em alguns casos, estes estados podem demorar horas até passarem por completo. Mas porquê? Simplesmente porque eles não sabem a natureza do ruído e associam a algum perigo ou ameaça que se aproximaO dono tem por isso um papel crucial na forma como lida com estes momentos de stress e, para lidar da melhor forma possível, enumeramos alguns pontos que pode pôr em prática para ajudar o seu patudo! Saiba como ajudar um cão que tem medo do fogo de artifício.

Fogo de Artifício: Como ajudar o seu cão

Ajude o seu cão a distrair-se

Fale com ele e dê-lhe carinhos. Mostre que não há nada a temer e tente distraí-lo dos sons. Apesar de ser impossível abstrair o cão por completo do ruído, dê o seu melhor para que ele se concentre na sua voz, sentindo, através da sua calma e tranquilidade, que não precisa de ter medo.

Tenha atenção à sua voz. Não fale com o seu cão com uma voz de tristeza, mas sim com uma voz firme e até feliz. Sorria. Ele irá reconhecer e associar a algo positivo.

Abafe os sons do exterior

Abafe ao máximo o barulho que conseguir e coloque o seu cão numa divisão da casa afastada ou com bom isolamento. Opte também por colocar música de fundo, calma, para que ele possa ouvir menos o fogo de artíficio.

Feche todas as janelas, portões e portas

Tanto para abafar o som, como para evitar que o patudo fuja e procure refúgio noutro sítio. Esta atitude é muito frequente nos cães que, com o desespero, procuram por locais mais seguros onde se possam esconder.

Não deixe o cão sozinho

Deixar o cão sozinho para lidar com o problema só vai piorar a situação.

Os donos conseguem acalmar o cão falando com ele, com comida e brinquedos, mas se o cão quiser ficar sossegado, respeite.

O importante é que ele se sinta mais seguro consigo ao lado dele. Mesmo que se afaste, vai notar que ele o persegue pela casa para se sentir protegido, por isso não o afaste em momento algum.

Recorra à proteção individual

Se reside numa zona com várias vagas de fogos de artifício, compre um protetor canino para as orelhas para que o ruído seja abafado o máximo possível.

Acalmantes para casos extremos

Caso o seu patudo tenha reações graves ao som dos fogos de artifício, procure por dar-lhe um comprimido acalmante. Antes de o fazer, aconselhamos que procure ajuda veterinária para que lhe possa prescrever o comprimido mais indicado ao seu patudo.

Proteja o seu cão melhor amigo, o seu cão.

Outros artigos do blog