Como preparar o seu cão para a chegada do bebé

Reading Time: 3 min
Como apresentar o bebé ao cão

Introduzir um bebé recem-nascido a um cão é uma questão que preocupa muitos pais, uma vez que é um momento bastante decisivo para o bem-estar de todos dentro de casa. Os cães são conhecidos por serem amigos, mas há cães que reagem mal à chegada do bebé, especialmente por sentirem medo ou, em alguns casos, ciúmes . No entanto, as boas notícias é que a grande maioria dos cães, para além de reagiram com estranheza e curiosidade, reagem de uma forma bastante positiva desenvolvendo até afeto pelo bebé. Ainda assim, saiba que deve preparar o seu cão antes e durante a apresentação do bebé. Fique a saber como apresentar o bebé ao seu cão!

Antes da apresentação

1. Deixe o cão aproximar-se da sua barriga

Permita que o seu fiel amigo perceba e ganhe um carinho especial pelo bebé. Os cães são muito inteligentes e facilmente percebem que há algo dentro da barriga da mãe. Para além de serem inteligentes, são sentimentais e o aproximar da barriga irá influenciar o patudo a ganhar sentimentos pelo novo membro da família.

2. Eduque o seu cão

Algumas mães não querem que os cães entrem no quarto do bebé ou que ladrem para não acordar a criança. Para evitar episódios menos bons e até frustrantes tanto para si como para o seu cão, comece desde cedo a ensinar o animal onde pode entrar, onde não pode, eduque-o a ladrar menos e a fazer pouco barulho.

3. Invente um bebé fictício

Sim, leu bem. Para habituar o seu cão aos novos sons com que irá lidar no futuro, reproduza sons de bebés a rir, a chorar e até a “falar” para o animal se ir habituando. As vozes dos bebés podem ser muito agressivas para o ouvido do patudo, por isso é importante que este se comece a habituar e a familiarizar-se o quanto antes com estes sons!

4. Dê atenção ao patudo!

Esta é uma dica muito importante. É verdade que a chegada de um bebé é mais do que motivo para o seu mundo girar à volta da criança, mas não descuide de dar a atenção necessária ao cão. Os cães não devem em momento algum ser desprezados! Apesar da atenção diminuir, mostre que ele não vai ficar esquecido.
Continue a dar-lhe carinhos, atenção e a passeá-lo.

Como apresentar o bebé ao cão

1. Deixe o cão cheirar

Comece por apresentar primeiro as malas do hospital e os objetos já usados pela criança, uma vez que têm o cheiro próprio do bebé. Dê tempo ao cão para cheirar e assimilar o que está a acontecer. Vá dando carinhos e fale com ele. Transforme o momento num ambiente feliz e agradável para todos.

2. Hora de mostrar o bebé!

Ao apresentar o bebé ao cão, comece por introduzir o bebé de longe, com calma. Vá-se aproximando e analisando a reação do patudo. Ao mesmo tempo que se vai aproximando, dê miminhos na criança para o cão perceber que você gosta do bebé e que não há nada a temer.

3. O encontro final

Depois de ter apresentado com calma o bebé ao seu cão, é hora de pousar a criança e, sempre protegendo-a, deixar o seu cão aproximar-se por ele próprio. Dê-lhe tempo pois este é um momento de muitas incertezas. Quando o cão finalmente decidir aproximar-se, deixe-o cheirar o bebé. Vai ver que o seu fiel amigo de quatro patas vai demorar menos de 2 minutos até decidir lamber a criança e enchê-la de beijinhos.

4. Não proteja demasiado o bebé do cão

Impedir que o seu cão se aproxime e lamba a criança é um erro. Não estamos a dizer para deixar o seu cão lamber completamente o bebé, mas não deixar que tal aproximação aconteça é um erro.
Ao evitar que o seu cão conheça e se aproxime do membro mais novo da família, vai deixar o patudo frustrado e triste, o que, como deve imaginar, não seria bom para o ambiente lá em casa e para a vida do patudo.

Se mesmo depois de todos os cuidados, o seu cão continua afastado, com medo e se recusa a conhecer a criança, não force em momento algum a aproximação. O patudo provavelmente precisa de tempo, tanto para ganhar coragem como para superar o medo.

Conforme os dias vão passando, o cão irá aproximar-se naturalmente. Até lá, não deixe os dois sozinhos no mesmo local e respeite o espaço do cão.

Outros artigos do blog