Viajar de carro com o cão pode não ser uma tarefa fácil para muitos donos, especialmente se o patudo estiver a comprometer a segurança de todos.
Por isso, para viajar de carro com o seu cão, saiba que a principal prioridade deve ser a de garantir que tanto o patudo como você viajam em segurança. O cão não deve ir no carro solto, no colo do dono, nos ombros do dono, na mala ou em qualquer outro sítio sem estares garantidas as mínimas condições de segurança. Pense de que forma levaria uma criança de 2 anos no carro e aplique o mesmo pensamento ao seu cão.
Como viajar de carro com o cão
São 3 as opções para levar o cão no carro:
1) Transportadora
Leve o seu cão dentro de uma caixa transportadora apropriada para cães. A caixa vai dentro do carro e é uma forma de proteger o seu patudo de eventuais acidentes, de distrair quem está a conduzir e até de estragar o carro.
Existem, contudo, muitos cães que ficam nervosos ao serem transportados dentro de uma caixa e por isso considere outras opções que deixem o patudo o menos stressado possível.
2) Cadeira
As cadeiras para cães são cobertas de tecido que se prendem aos bancos e que têm cinto um de segurança próprio para animais. O único senão desta opção é que não é uma opção válida para cães de porte grande, apenas pequeno e médio.
3) Peitoral com guia para carro
Esta opção é válida para todo o tipo de cães, desde os mais pequenos aos mais grandes. É uma coleira que é posta no peito do cão e que é presa ao cinto de segurança. Opte sempre por uma coleira que é presa ao peitoral em vez de ser presa ao pescoço porque, caso haja um acidente, o corpo do cão é totalmente puxado em vez de ser puxado apenas o pescoço.
O meu cão não gosta de andar de carro o que faço?
Existem vários cães que não gostam de carro e que ficam mal quando o fazem. Normalmente ficam com tremores, com medo, assustados e até chegam a chorar. Em casos extremos podem até vomitar ou defecar.
Para ajudar o seu cão a ultrapassar o medo de andar de carro, deve ir falando com ele durante a viagem, mostrando que não há nada a temer. Faça algumas paragens para o cão beber, fazer xixi e se acalmar. Se com o passar do tempo e de algumas viagens, o patudo ainda mostrar sintomas de medo, aconselhamos a levá-lo ao veterinário para que lhe possa ser receitado um medicamente que permita acalmar-se.
Prioritize sempre a segurança e o bem-estar de todos. Lembre-se que o cão não pediu para viajar de carro e que, se não estiver habituado, é normal sentir-se com medo. É aqui que os donos devem agir e ajudarem os seus animais a ultrapassarem estes momentos. Proteja e cuide sempre do seu patudo!
Outros artigos do blog
O que os cães sabem sobre os donos?
Os cães sabem coisas sobre os donos que os próprios...
Saber maisDicas para levar o cão à praia
Com o verão à porta, decidimos eleger algumas dicas para...
Saber maisCuidados a ter com o cão no verão
Os meses mais quentes do ano podem ser desafiadores para...
Saber maisCães que se coçam muito: Conheça os 5 motivos
É normal os cães coçarem-se, mas devemos estar alerta quando...
Saber mais
Pingback: Cães que choram com frequência: Motivos – Casal São Martinho
Pingback: Cuidados a ter com o cão no verão - Casal São Martinho
Pingback: Como evitar que o cão faça buracos na terra - Casal São Martinho
Pingback: 10 motivos para os cães beberem muita água - Casal São Martinho
Pingback: Onde deixar o seu cão nas férias - Hotel Canino Casal S. Martinho