Os meses mais quentes do ano podem ser desafiadores para os nossos amigos de quatro patas. Existem inúmeras situações que o calor pode levar à morte dos nossos animais e, por isso, cabe aos donos assegurarem o bem-estar dos seus animais nas épocas de mais calor e durante todo o verão.
Cuidados a ter com o cão no verão
Hora do passeio
Passeie o seu cão nas horas de menos calor, como de manhã cedo e ao final do dia/noite. A temperatura exterior nas horas de mais calor durante o verão pode atingir os 45ºC à sombra, para não falar na temperatura do chão exposto ao sol que pode queimar as patas do animal.
Respeite os limites do cão
Se já caminhou 5, 10, 15 minutos ou mais e o seu cão demonstra cansaço, então pare. Não puxe ou obrigue o cão a caminhar mais, uma vez que o animal pode sentir-se mal, podendo até ter um ataque de hipertermia. Se o seu cão não quiser passear, termine o passeio e leve-o para casa.
Protetor solar
Assim como nós humanos, os cães também precisam de protetor solar. Se for passear o seu cão e estiver sol, passe protetor solar no pelo do animal, principalmente nos cães brancos de pelo curto.
Os cães de cor escura também precisam de protetor solar, especialmente nas zonas onde há menos pelo como as orelhas, patas e barriga. Para além de queimaduras, o sol pode causar cancro de pele.
Brincadeiras
Procure brincar com o seu patudo nos horários mais frescos do dia, especialmente se estiver em locais sem ar condicionado ou com um ambiente fresco. Tente não sobrecarregar o cão fazendo-o ficar com mais calor do que ele já tem.
Água
A água é fundamental para a reidratação dos cães e no verão é ainda mais. Tenha bastante água disponível e ao alcance do patudo para que possa refrescar-se em qualquer horário. Troque a água com frequência, uma vez que a taça da água tem tendência a ficar com baba, suja e com pelo. É realmente muito importante que a água esteja sempre fresca e à sombra.
Mantenha a casa fresca
Se conseguir, tente manter a sua casa fresca durante o verão para que fique o mais agradável possível para o cão conseguir suportar e até superar o calor.
Cães no quintal
Se tiver o seu cão no quintal, prepare um sítio à sombra para que o animal se possa proteger e não ficar com mais calor ainda. Tenha em consideração a circulação do sol e não se esqueça que a sombra muda conforme esta circulação. Tenha a certeza de que o cão tem uma sombra disponível durante o dia todo.
A água do cão também tem de estar à sombra. Não a deixe exposta ao sol.
Carro
Se andar com o seu cão no carro, ligue o ar condicionado ou abra as janelas para que o ar circule e se possa refrescar. O carro é um lugar que fica quente naturalmente e, se estiver estacionado ao sol, fica ainda mais quente e até insuportável para o cão respirar, podendo levar à morte do animal.
Jamais deixe o cão dentro do carro estacionado ao sol, especialmente com os vidros fechados. Existem inúmeros casos de cães que morrem dentro do carro devido à temperatura elevada que o veículo ganha ao sol.
Não se esqueça que a segurança do seu cão depende de si. Proteja o seu cão.
Outros artigos do blog
O que os cães sabem sobre os donos?
Os cães sabem coisas sobre os donos que os próprios...
Saber maisComo viajar de carro com o cão?
Viajar de carro com o cão pode não ser uma...
Saber maisDicas para levar o cão à praia
Com o verão à porta, decidimos eleger algumas dicas para...
Saber maisCães que se coçam muito: Conheça os 5 motivos
É normal os cães coçarem-se, mas devemos estar alerta quando...
Saber mais