Como cortar as unhas do cão em casa

Reading Time: 3 min
Como cortar as unhas dos cães em casa

Os donos podem cortar as unhas dos cães, mas há formas corretas para o fazer. Cortar e manter as unhas dos cães em perfeitas condições é muito importante para evitar lesões e, para o fazer, deve adquirir utensílios próprios para a tarefa, de forma a não magoar o patudo.

Normalmente, os cães desgastam as unhas de forma natural durante as caminhadas, mas isso nem sempre acontece e, por isso, devemos ver sempre as unhas dos patudos para termos a certeza que não estão excessivamente grandes e que não estão a magoar.

Como saber se as unhas estão a magoar o cão?

Quando as unhas começam a magoar, os cães normalmente não conseguem andar corretamente e começam a adotar determinadas posturas anormais para apoiar as patas. Esta situação pode levar o patudo a desenvolver sérios problemas de saúde como lesões ou entorses, e as unhas podem até perfurar a pele causando dor e infeção.

Como saber se as unhas estão grandes?

As unhas não devem exceder as a lmofadas das patas e quando ultrapassar, é hora de cortar as unhas.

O que devo usar para cortar as unhas?

Para cortar as unhas do seu cão deve utilizar uma tesoura ergonómica com cabo de plástico e a seguinte terminação:

Tesoura para cortar unhas cães
Tesoura para cortar unhas cães

Se a tesoura assustar o seu cão, pode optar por limar a unha com uma lima própria para unhas de cães.

Como sei até onde devo cortar?

Dentro da unha tem um nervo que nunca deve ser cortado. A unha tem uma linha cor de rosa que termina na ponta e esse é o limite. É importante fazer um corte seguindo a forma natural da unha.

Fonte: Perito Animal

Os cães com as unhas pretas, onde não é possível ver o nervo, deve deixar o seu cão em pé e cortar as unhas ao nível do chão.

O corte de unhas

Antes de começar a cortar as unhas, deve sempre familiarizar o seu cão com a tesoura. Deixe-o cheirar e vá dando carícias para lhe mostrar que não há nada temer. Finja que corta as suas unhas e mostre uma reação positiva.

Se o seu cão se mexer durante o corte, peça ajuda a alguém para segurar no patudo. É muito importante cortar as unhas com segurança. Observe as unhas com atenção para determinar até onde deve cortar. Se ficar com receio de cortar as unhas, relembramos que pode limar.

Se estiver com dúvidas até onde deve cortar, ou por estar com medo, porque o seu cão tem o pelo muito grande que não permite ver a unha ou porque se mostra agressivo, procure a ajuda de um profissional. Um profissional irá saber com todo o tipo de situações e até pode observar como cortar as unhas do canino para aprender.

Outros artigos do blog