Quando devo cortar o pelo do meu cão?

Reading Time: 3 min
Cortar pelos Cães

O pelo dos cães incomoda muitos donos e, em muitos casos, pode até ser incomodativo para os próprios cães. Ou porque têm um cheiro próprio ou porque se soltam facilmente, ficando espalhados pela casa, nomeadamente nas roupas e no sofá.

Cortar o pelo deve fazer parte da rotina de muitos cães, especialmente se o tempo estiver quente. É também uma forma de manter o cão higiénico e a casa limpa.

Quando deve cortar o pelo ao cão:

-Nos dias de mais calor, como na Primavera e Verão, por exemplo;
-Quando o cão costuma perder muito pelo;
-Quando o pelo comprido toca no chão;
-Quando o pelo ganha facilmente um cheiro intenso.

Estas são as principais razões para cortar o pelo, mas, na verdade, não precisa de uma razão para o fazer. Se acha que é o melhor para o seu cão e até para si, o melhor será então cortar.

Posso cortar o pelo do meu cão?

Os donos podem cortar o pelo dos cães, mas devem estar cientes dos riscos que os fazem correr. É possível que corte a pele ao animal, acabando por o ferir. Deve ter certeza das áreas que devem ser cortadas e só aí é que deve proceder com o corte.

Saiba ainda que deve utilizar uma máquina de barbear e não a tesoura pelo motivo acima referido. Cortar com a tesoura, para além do risco de corte da pele, não é precisa e deixa marcas de corte no pelo do cão, não ficando uniforme. Utilizando uma máquina de barbear, não só evita o corte como deixa o pelo uniforme, sem quaisquer diferenças ao longo do corte.

Antes de começar o corte, deve sempre lavar o seu patudo e secá-lo depois. Se lavar o seu cão antes de cortar o pelo com a máquina, evita que detritos a danifiquem.

Depois do banho, corte o pelo com cuidado e leve o tempo que precisar para concluir a tarefa. No final, dê outro banho ao cão para retirar os pelos cortados da pele do animal.

Posso cortar os bigodes do cão?

Não. Em momento algum corte os bigodes do seu cão! Os bigodes são um elemento bastante importante que auxiliam os cães na sua visão e no faro, pelo que devem ser mantidos intactos.

O meu cão não me deixa cortar o pelo. O que fazer?

Antes de mais, comece por familiarizar o cão com as ferramentas que vai utilizar. Deixe-o cheirar e ouvir as máquinas, tesoura ou secador. Dê-lhe tempo e vá começando aos poucos por cortar o pelo. Sugerimos que durante o processo fale com ele num tom feliz e lhe mostre que não há nada a temer. É importante manter a calma para ele a sentir.

Se ainda assim estiver com dificuldades ou dúvidas de como cortar o pelo do cão e não se sentir confortável para o fazer, procure a ajuda de um profissional. Um profissional irá cortar corretamente o pelo do seu cão e se ficar a observar, irá aprender como fazer e até algumas técnicas que pode usar.

Outros artigos do blog