É normal os cães coçarem-se, mas devemos estar alerta quando se coçam para além do normal e de uma forma constante. Podem ser vários os motivos que levam os cães a coçarem-se muito e as formas de se coçarem também são diferentes. Para além do gesto conhecido de coçar com a pata de trás, há cães que se coçam esfregando as costas, outros esfregam o focinho em várias superfícies e também pode acontecer de os cães se coçarem lambendo as patas.
Conheça os 5 motivos principais que fazem com os cães se cocem para além do normal.
5 Motivos que fazem com que os cães se cocem muito
Dermatites alérgicas
São vários os motivos que podem causar alergias nos cães como, por exemplo, algum componente presente na ração, produtos de limpeza que estiveram em contacto com o patudo, entre outros. As alergias causam comichão nos cães, sendo um dos motivos que os levam a coçarem-se muito.
Parasitas
As pulgas e carraças são dos motivos mais frequentes que levam os cães a coçarem-se de forma constante. Se verificou o pelo do seu cão e viu pulgas ou carraças, leve-o ao médico veterinário para receitar ao patudo um tratamento eficiente na eliminação destes parasitas.
Depois da ida ao veterinário e durante o tratamento, não se esqueça de limpar a sua casa para que o animal não volte a ficar com parasitas.
Sarna
A sarna nada mais do que uma doença de pele provocada por ácaros e que causa muita comichão nos cães. Para além da comichão, se o seu cão apresentar descamação na pele, vermelhidão, regiões do corpo sem pelo, manchas escuras na pele ou qualquer outro sinal diferente na pele ou pelo, deverá levá-lo ao veterinário porque pode ser sarna.
Tédio
O tédio pode levar os cães a coçarem-se porque não têm mais nada para fazerem. É uma forma de passarem o tempo e de estarem entretidos. Esta ação pode criar um comportamento compulsivo no cão, ou seja, criar um hábito. Nestes casos, os donos devem passear mais o cão e brincar com ele. Compre alguns brinquedos para ele brincar enquanto estiver ausente ou ossos de roer com sabor.
Otite
A otite canina é uma infeção do canal auditivo que faz com que os cães coçem muito as orelhas. Pode ser causada por fungos, acáros, infeções causadas por bactérias, entre outras causas. Se o seu cão estiver a coçar as orelhas, verifique-as e confirme se estão vermelhas, com produção em excesso de cera, com sangue ou outro sinal anormal. Se o seu cão apresentar alguns destes sinais, leve-o imediatamente ao médico veterinário para que possa ser devidamente acompanhado e tratado.
Para além dos motivos referidos, o cão pode estar a coçar-se muito simplesmente para chamar a atenção do dono. Os cães são seres inteligentes que aprendem com facilidade como manipular os donos. Quando os cães fazem alguma coisa e percebem que essa coisa foi suficiente para chamar a sua atenção, é bem provável que a vão repetir criando assim um hábito.
Outros artigos do blog
O que os cães sabem sobre os donos?
Os cães sabem coisas sobre os donos que os próprios...
Saber maisComo viajar de carro com o cão?
Viajar de carro com o cão pode não ser uma...
Saber maisDicas para levar o cão à praia
Com o verão à porta, decidimos eleger algumas dicas para...
Saber maisCuidados a ter com o cão no verão
Os meses mais quentes do ano podem ser desafiadores para...
Saber mais