Porque o meu cão está a lamber muito as patas?

Reading Time: 3 min
Porque o meu cão está a lamber muito as patas?

Quando um cão lambe as patas em demasia é um sinal de que algo não está bem. Se vir o seu cão a lamber as patas para além do normal, saiba que deve estar atento e perceber o que estará a causar incómodo no patudo. Leve o cão ao veterinário e peça para verificar se está tudo bem com ele.

Os donos que ficam muito tempo fora de casa e que por esse motivo não reparam na mudança de comportamento do patudo, existem três sinais que saltam à vista em como o cão está a lamber muito as patas:

-Um deles é granulometria. Granuloma é uma ferida e é um sinal de que o cão está a lamber as patas.

-O outro sinal é a coloração, principalmente nos cães que têm lágrima ácida. Os cães com lágrima ácida, apresentam umas marcas de lágrimas nos olhos, como se estivessem sempre a chorar. Isto significa que o ph da secreção do cão está ácido. Quando observamos as patas do cão, as patas também apresentam uma cor diferente do restante pelo, normalmente estão mais escuras que a restante coloração corporal. Mas porquê? Porque a saliva do cão, assim como a lágrima, são ácidas.

-Outro sinal é a vermelhidão nas patas que pode ser causada por alergia de contacto.

Porque o cão lambe as patas?

#1 Alergias

Alergia a alguma coisa presente no ambiente em que vive, alergia a alguma comida ou produtos de limpeza. As alergias causam comichão e os cães lambem as patas para combater a comichão causada.

#2 Ansiedade

Este é dos principais motivos que levam os cães a lamberem as patas de forma constante, principalmente os cães que passam muito tempo sozinhos e que ficam stressados.

#3 Tédio

O cão pode estar a lamber muito as patas porque simplesmente não tem mais nada para fazer. É uma forma de ocupar o tempo e de estar entretido.

A solução tanto para a ansiedade e o tédio é a mesma. O cão deve ser passeado e os donos devem passar mais tempo a brincar com o animal. A qualidade de vida do patudo precisa de ser melhorada!

#4 Pele seca

A pele seca causa comichão. Se o seu cão estiver a lamber as patas por ter pele seca, deve ser levado a um veterinário para resolver este problema.

#5 Fungos

O fungo mais frequente nos cães é o fungo malassezia. Os sinais observáveis, para além da comichão intensa, passam pela queda dos pelos, escoriações nas unhas e dentes, pele espessa e áspera, os cães costumam esfregar a pele contra objetos e tapetes, manchas escuras na pele das orelhas e atrás. Existem outros sinais para além dos referidos, pelo que deve ficar atento ao seu patudo.

#6 Parasitas

As pulgas e carraças que são dois parasitas bastante frequentes em cães e que causam comichão, especialmente as carraças que se alojam entre os dedos das patas dos cães.

#7 Dor

Às vezes os cães podem ser picados por algum inseto, podem queimar as patas no chão quente, podem ter-se magoado de alguma forma nas patas. São inúmeros os motivos que causam dor nas patas, pelo que muitas vezes não é fácil encontrar o problema causador.

Se o seu cão lambe as patas de forma exaustiva e o comportamento dele alterou completamente à conta desse sintoma, leve imediatamente o patudo a um médico veterinário.

Os 7 motivos acima referidos não são os únicos que levam os cães a lamberem as patas, pelo que um veterinário será o profissional indicado a indicar-lhe o problema e a respetiva solução. Cuide do seu patudo!

Outros artigos do blog