Cães que choram com muita frequência: conheça os motivos!

Reading Time: 3 min
Porque o meu cão chora com frequência?, cães que choram

Os cães que choram com frequência fazem-no sempre por algum motivo. Quando um cão chora, essa é a forma dele comunicar com o dono e de dizer que está doente, com medo ou simplesmente que precisa de atenção.
Cabe aos donos tentarem perceber o que se passa com o animal e fazer para que este se sinta bem e confortável. Caso não consiga descobrir o motivo para o seu patudo estar a chorar para além do normal, procure ajuda e vá a um médico veterinário.

Cães que choram com frequência: Os motivos

Conheça já de seguida os principais motivos que levam os cães a chorar com frequência:

Para chamar a atenção

Quando os cães choram para chamar a atenção é frequente os donos pensarem que estão a chorar por serem demasiado mimados e, por isso, decidem ignorar. Ignorar o cão é uma atitude completamente errada, uma vez que, conforme referido acima, o choro faz parte da linguagem dos cães e não os devemos ignorar. Temos de lhes dar a atenção que precisam e tentar perceber o que está a acontecer.

Medo

Um cão pode sentir medo por várias razões como um barulho alto, ansiedade, pessoas estranhas ou até por causa da presença de outros animais. Tente perceber se algo mudou no ambiente que vive o cão para descobrir o que o possa estar a atormentar.

Necessidades básicas

Um cão também pode chorar porque ficou sem comida, sem água, porque precisa de sair de casa ou fazer as suas necessidades. O choro neste tipo de casos é facilmente reconhecido porque assim que as necessidades do cão são satisfeitas, ele fica em silêncio e sossegado.

Dor

Se os donos perceberem que o cão chora porque tem dificuldades em urinar ou defecar, o animal deve ser imediatamente levado ao veterinário. É provável que um cão doente, ou com algum tipo de dor, chore, especialmente quando ele é tocado na área afetada ou a fazer algum movimento. O cão deve ser examinado para confirmar/despistar qualquer suspeita.

Emoção

Nem todo o choro é negativo. Os cães também podem chorar quanto estão muito emocionados. Um exemplo claro disso é quando o dono chega a casa. Muitos cães ficam nervosos pelo momento que os donos cheguem a casa e, por isso, quando chegam, correm para os receber, cumprimentar e até acabam por choramingar. Quando a saudação termina, o choro também acaba.

Cães bebés

Os cães bebés choram e é totalmente normal. Um cão bebé quando chega a uma casa nova sente pela primeira vez solidão e medo, encontra-se numa situação que é nova e desconhecida para ele. Os cães bebés precisam de tempo para se adaptarem à família nova. O que os donos podem fazer é ajudar na adaptação do animal e dar-lhe segurança e confiança. Aos poucos, o cão bebé vai deixar de chorar.

Cães Idosos

Os cães mais velhos sofrem uma série de mudanças devido aos processos de envelhecimento mental e físico que podem levá-los a chorar. Se chora durante a noite pode significar que os padrões de sono dele estão a mudar, levando-o a que passe mais tempo durante o dia a dormir. Problemas de artrose causam muita dor e também podem fazer com que os cães chorem, entre outros problemas como a desorientação e desconforto que normalmente requerem a intervenção de um médico veterinário.

Seja qual for o motivo que leve o seu cão a chorar com frequência, o seu papel enquanto dono é assegurar que tenta de tudo para fazer com que o patudo se sinta bem novamente. Não ignore os sinais que o seu cão lhe dá e fique atento.

Outros artigos do blog