10 coisas que os cães odeiam nas pessoas

Reading Time: 4 min
coisas-que-os-caes-odeiam-nas-pessoas

Sabia que há coisas que nós donos fazemos que os patudos não gostam nada? É verdade! Os nossos cães também ficam tristes e zangados com os donos e muitos nem sequer sabem que isso acontece.

Tem curiosidade para saber o que deixa o seu cão zangado consigo? Fique a conhecer as 10 coisas principais que os cães odeiam nas pessoas.

Coisas que os cães odeiam nas pessoas

Barulhos e cheiros fortes

O secador de cabelo, o aspirador e os fogos de artificio são alguns exemplos. É normal os cães não gostarem de barulhos fortes, uma vez que os cães têm a audição muito mais apurada e, por isso, mais sensível que a dos humanos. Assim, qualquer barulho que incomode as pessoas, de certeza que vai incomodar muito mais o cão.

Alguns cães habituam-se desde bebés a barulhos fortes e quando se tornam adultos, não se assustam, mas, no geral, a maior parte dos cães detesta.

Relativamente aos cheiros, também é uma questão delicada, uma vez que o olfato é muito mais aguçado que o das pessoas. Qualquer cheiro que seja mais forte para os donos, para o cão é pior.

Falar muito e não usar linguagem corporal

Na maior parte das vezes que falamos com os cães, não usamos gestos e palavras curtas que eles possam entender, e isto irrita completamente os patudos. Os cães preferem que os donos comuniquem com eles usando a linguagem corporal e poucas palavras curtas que eles já conheçam e que possam assim atribuir algum significado com base em experiências passadas.

Estar sempre a reclamar

Quando estamos de mau humor, ficamos irritados com qualquer coisa e acabamos por transmitir uma sensação de negatividade e irritabilidade aos patudos.

Quando ralha com o seu cão por algo que ele fez, mas que já o fez há algum tempo, ele não vai perceber o que terá feito de errado e apenas vai ficar com medo de si. Reclamar muito não é uma atitude nada positiva. Só provoca stress e medo.

Falta de rotina e incoerência

Os cães gostam de ter uma rotina porque se sentem mais seguros e tranquilos. A falta de rotina ou incoerência, como discussões sem sentido, fazem com que o cão não se sinta bem em casa e fique constantemente stressado e incomodado.

Aconselhamos a planear as horas que dará atenção ao seu cão e use sempre a mesma maneira para comunicar com ele. Desta forma, o cão não se mostrará inquieto ou alterado.

Encarar nos olhos

Os cães não gostam que os donos olhem fixamente nos seus olhos. Se já fez isto em algum momento, certamente que já percebeu que o cão desvia o olhar. O contato visual para os cães significa um estado de alerta, de desafio ou de medo. Evite encarar os olhos de um cão especialmente se não for seu.

Beijos e abraços em excesso

Certas coisas são normais para os donos que gostam de apertar, abraçar e beijar os seus cães, mas eles não interpretam estas ações da mesma forma que os donos. Entre os cães, eles não se abraçam ou beijam, por isso, quando abraça ou beija de forma constante o seu cão isso é confuso para ele, ainda para mais se não foi habituado a isso desde bebé.

Não segurar a trela corretamente e passear com pressa

É comum que haja algumas coisas que fazemos mal quando passeamos com o cão, mas é necessário aprender a corrigi-las se quisermos aproveitar os passeios da melhor forma possível.

Por vezes, ao passear o patudo, puxamos a trela para muito próxima de nós, não dando liberdade ao patudo para explorar a área e os cheiros ao redor. Noutras vezes, passeamos o cão durante pouco tempo porque estamos com pressa.

Os cães precisam de tempo para explorar o local e se relacionar com os outros animais para cheirar as suas necessidades e brincar. Dê tempo e espaço ao seu cão para explorar!

Acessórios

É normal durante as épocas mais frias os donos vestirem os cães com roupa própria para eles, mas o uso de acessórios é algo que incomoda muito os patudos. Os cães não se sentem confortáveis e, quando rimos por lhes colocarmos acessórios, eles não percebem porque o fazemos e ficam confusos sem perceber a nossa reação.

Dar banho frequentemente

É normal as pessoas tomarem banho todos os dias, mas para os cães não é.
Os cães têm a sua própria maneira de se limparem e até precisam do seu cheiro próprio para se comunicarem com os outros. Uma coisa é dar um banho quando o cão está sujo, outra coisa é dar banho de forma constante, que é até desaconselhável.

Tem dúvidas sobre o banho dos cães? Saiba mais aqui.

Tédio e solidão

Os cães não suportam estarem entediados, uma vez que querem estar entretidos e passarem o tempo com os donos. Não gostam quando os donos os ignoram, estão ausentes, quando não sabem quando vão chegar a casa ou se vão voltar a casa.

Compre brinquedos e passeie todos os dias com o seu cão para que ele se exercite física e psicologicamente. Não permite que o seu cão passe demasiado tempo sozinho.

Outros artigos do blog