Dicas para levar o cão à praia

Reading Time: 2 min
Dicas para levar o cão à praia

Com o verão à porta, decidimos eleger algumas dicas para ter em atenção na altura de levar o seu patudo à praia. Algumas dicas podem passar despercebidas para os donos, mas são pequenos pormenores que fazem a diferença no bem-estar dos cães.

Antes de levar o cão à praia informe-se se a praia onde quer ir permite a entrada de cães. Existem praias que proíbem a entrada de animais, por isso salvaguarde-se desta situação.

Dicas para levar o cão à praia

Coleira com identificação

Opte por uma coleira com a identificação e o seu contacto para que, caso o seu cão se perca, ele possa voltar com maior facilidade para casa. Os imprevistos acontecem, por isso esteja preparado.

Soltar o cão

Tenha especial cuidado quando soltar o seu cão na praia, uma vez que existem outras pessoas que têm medo, que não gostam de cães ou que têm fobia. Quando solta o seu cão, lembre-se que está de certa forma a obrigar as outras pessoas a interagirem com o seu patudo, o que não é correto.

Para além das pessoas, existem também outros cães na praia que podem não ser recetivos, provocando uma luta entre eles.

Sacos para recolher as fezes

Não saia de casa para um sítio público sem os sacos para recolher as fezes do seu patudo. Mantenha a praia limpa!

Leve água para o cão

Independentemente do número de horas que ficar na praia, leve consigo bastante água para que o patudo se possa hidratar sempre que quiser. Mesmo que o cão não demonstre vontade de beber água, aponte-lhe a garrafa e liberte a água para incentivar à bebida.

Para além da sede, mantenha o corpo do patudo molhado ou húmido para que não sobreaqueça, evitando assim uma hipertermia.

Guarda-sol ou sombra

Evite que o seu cão esteja exposto ao sol nas horas de mais calor. Procure por sombras ou leve um guarda-sol consigo para que os dois se possam proteger.

Protetor Solar

Assim como nós humanos, os cães também precisam de protetor solar. Sempre que o patudo estiver exposto ao sol, passe protetor solar no pelo do animal, principalmente se o cão for branco de pelo curto.

Os cães de cor escura também precisam de protetor solar, especialmente nas zonas onde há menos pelo como as orelhas, patas e barriga. Para além de queimaduras, o sol pode causar cancro de pele.

Brinquedos

Se o seu cão tem medo da praia, opte por levar alguns brinquedos dele e passe algum tempo a brincar com o patudo. Incentive à brincadeira para que o animal se vá esquecendo do medo. Para além da questão do medo, o animal pode também ficar aborrecido e precisar de se divertir.

Outros artigos do blog